No contexto de apoios financeiros públicos a empresas em Portugal, destacam-se os fundos comunitários enquanto ferramentas cruciais ao desenvolvimento empresarial. Estes são recursos provenientes da União Europeia (UE), destinados a promover o crescimento económico, a inovação e a competitividade das empresas.
Tais fundos possibilitam o acesso a financiamento e ajuda direcionados às fases do ciclo de vida das empresas e áreas chave para atuarem em mercados globais. Os sistemas de incentivos abrangem questões como inovação empresarial, empreendedorismo, qualificação, internacionalização, investigação e desenvolvimento tecnológico. Destinam-se a apoiar desde startups até empresas consolidadas, proporcionando subsídios e financiamentos.
Para facilitar a pesquisa de apoios ao investimento, existem portais como o da Competitividade e Portal do Financiamento, os quais apresentam informações detalhadas sobre os programas; e, empresas como a Kenaz, cujo objetivo é facilitar os processos de procura por benefícios fiscais e incentivos financeiros.
No contexto atual, é essencial que as empresas estejam cientes das oportunidades oferecidas pelos fundos comunitários. Estes recursos podem ser fundamentais para otimizar o desenvolvimento de novos produtos e serviços, recrutarem, qualificarem e reterem talento e se internacionalizarem para assim contribuírem para o crescimento sustentável da economia portuguesa.
Se estiver na iminência ou planeia fazer um conjunto de investimentos relacionados com as áreas identificadas não deixe de pesquisar, analisar e explorar os fundos comunitários. Pode ser um passo significativo na direção certa.